segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

PLANO DE CUIDADO E GENOGRAMA DA FAMÍLIA MARIANO

Plano de Cuidado

Diagnóstico de comunidade

1º-Descrição de área
ü  Físico/ambiental/geográfico
A família Mariano reside no bairro por do sol, rua Maria da Piedade Viana,nº 7275 . A rua não é pavimentada, a vizinhança é tranquila, os moradores dispõem de saneamento básico, água encanada e energia elétrica.A comunidade não tem nenhuma barreira física de acesso claramente visível ao posto de saúde do bairro e a agente de saúde da micro área ,a qual a rua Maria da Piedade está contida, é vizinha de frente da família .

ü Socioeconômico
A família consegue se manter com a pensão que a matriarca,Dona Maria Ana Mariano ,recebe de seu falecido marido e do aluguel de um salão na esquina da casa que pertence a Dona Das Dores (filha de D. Maria Ana).Na casa de 5 cômodos moral 4 pessoas.Dona Maria Ana,2 filhas e 1 genro.

ü  Cultural
Dona Maria Ana casou aos 27 anos com Seu José Mariano ambos trabalhadores rurais ,tiveram 11 filhos ,dos quais 6 morreram antes com o poder aquisitivo que a família dispunha era ‘’fatal’’ (nas palavras de D. das Neves ).A família tirava o sustento da agricultura,trabalhando na fazenda de vizinhos.

ü  Religioso
A família é católica


2º-Identificação de Políticas Públicas, organizacionais e movimentos sociais.

A micro área conta com uma escolinha de ensino fundamental, uma Unidade Básica de Saúde e uma associação de moradores muito bem estruturada. A escolinha funciona dentro da associação e funciona da seguinte forma , os pais que tem condição aquisitiva para tal contribui com um taxa (uma quantia menor que 50 reais), ,aos que não podem pagar por algum  motivo justo não é obrigado , a associação mantem o resto das despesas . Dentro da associação ainda existe um grupo de jovens que mantém a fé atravé s de reuniões periódicas com louvores alegres e com a leitura da Bíblia.A agente de saúde,Corrinha,totalmente engajada com a comunidade e com a associação ainda deseja desenvolver  muitos projetos que beneficiam a comunidade ,entre ele ‘’a caminhada da comunidade’’ e ‘’ a horta comunitária’’ que não tardará terá inicia e ,se todos contribuírem,será extremamente importante para a autonomia da comunidade.


3º-Barreiras de acesso

A barreira de acesso identificada na família ao aparelho de saúde do bairro é a restrição ao leito da matriarca ,que , além de alzeimer ,está debilitada  em decorrência de uma fratura no fêmur .


Diagnóstico da família

1º - Identificação de situações de vulnerabilidade/risco
ü  Condições de moradia: rua sem calçamento, casa de alvenaria, água encanada (tomam água filtrada), energia elétrica , coleta de lixo periódica.
ü  Problemas na estrutura familiar: sobrecarga de trabalho e de estresse em D. das Neves que cuida da mãe prostrada e com Alzheimer.
ü  Doenças crônicas: Alzheimer de D. Maria Ana.

2º Identificação da organização familiar
A família é composta por D. Maria Ana , 5 filhos (3 mulheres e 2 homens), dos quais 4 são casados e uma ,D. das Neves ,é viúva .Na casa de D. Maria Ana moram ,além dela , duas de suas filhas e um genro. O sustento da família é provido da pensão deixada pelo patriarca, já falecido e o aluguel de um salão de D. das Neves .A família é aparentemente unida , apesar da sobrecarga dos cuidados com a mãe por uma das filhas, os outros filhos ajudam como podem.

Projeto Terapêutico Singular (Dona Maria Ana Mariano)

Diagnóstico Integral
Orgânico: Dona Maria Ana Mariano sofre o mal de Alzheimer, fala muito pouco e tem incontinência urinária em decorrência do problema de base, recentemente, sofreu uma queda e precisou ser cirurgiada. No momento, não consegue deambular.
Subjetivo: Mesmo falando muito pouco, é notório o sofrimento de D. Maria Ana, além de ser uma senhora extremamente inquieta, e, aparentemente, não se conforma com sua limitação.
Social: D.Maria Ana alimenta-se bem, dorme bem e é muito bem cuidada pelos que a cercam. Como está impossibilitada de caminhar, passa todo o transcorrer do dia acamada, somente interagindo com seus familiares mais próximos.

 Genograma



Nenhum comentário:

Postar um comentário